Fim de ano chegando, muitos consumidores aproveitam o período para fazer compras seja dos presentes para parentes e amigos ou aquele produto a muito desejado. O período é também uma grande oportunidade para o comércio que disputa a atenção dos clientes entre as lojas físicas e virtuais (e-commerce).

No Brasil, a tendência do comércio eletrônico é recente, porém já se estabeleceu como um setor estável e em contínuo desenvolvimento. O e-commerce faturou R$ 21 bilhões no primeiro semestre de 2017, crescimento nominal de 7,5% ante o mesmo período de 2016, quando foram registrados R$ 19,6 bilhões.

O número de pedidos aumentou 3,9%, de 48,5 milhões para 50,3 milhões. Para o segundo semestre de 2017, a perspectiva de impulsionamento nas vendas ficou a cargo de três grandes datas do calendário do varejo – Dia das Crianças, Black Friday e Natal.

Mas, o que é e-commerce?

Para identificação desse tipo de negócio é importante destacar as características do comércio para diferenciá-lo de sites ou redes sociais que apenas divulgam marcas ou produtos. No e-commerce, o negócio ou transação comercial online é realizado por meio da transferência de informações de compra e venda através da internet, de forma segura e com uma estrutura geralmente robusta que envolve soluções de TI, gestão de negócios e marketing.

Então, as milhares de lojas virtuais encontradas em redes sociais utilizadas para divulgar serviços e produtos sem a efetivação da transação de compra e venda pelo mesmo canal não é e-commerce. As redes são apenas canais de relacionamento que ajudam a impulsionar o negócio.

Fonte: Sebrae

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