Esse é o conselho de Jorge Gerdau (foto) que, durante a palestra de premiação do Sebrae, reforçou a necessidade do empresário de enfrentar desafios e de se ajustar à crise.

Na atual crise pela qual atravessa o Brasil, é necessário se concentrar no desempenho do empreendimento. E, para isso, lançar mão de tecnologiade gestão. A recomendação é de Jorge Gerdau, presidente do Conselho Superior do Movimento Brasil Competitivo (MBC).

Ele ministrou palestra a uma plateia de quase cem empresários durante a cerimônia do MPE Brasil, uma premiação de competitividade para micro e pequenas empresas, realizada nesta quarta-feira (13/04) pelo Sebrae.

Para ele, o empresário precisa se ajustar ao momento, mas sem esquecer de um ponto fundamental: o contentamento do cliente. “Vejo como um dos desafios do empresário ter clareza da satisfação dos seus stakeholders. Tenho que estar com as relações estruturadas para ter um produto final que atenda à demanda”, disse.

Gerdau também reforçou a importância do empresário para a sua comunidade. “O empresário é um agente social. Sua capacidade de ajuste aos momentos de crise é fundamental. Nós, empresários, temos a grande missão de responsabilidade social, de construir um país melhor, olhando, inclusive, para as necessidades de melhoria da competitividade como um todo”.

Investir em tecnologias de gestão é essencial para enfrentar a crise, frisou o palestrante. “O processo de gestão mais importante é a governança. Essa palavra é muito ampla e não é suficientemente valorizada. A governança vem da competência da liderança empresarial no foco da qualidade do core business”.

O evento, que reconhece boas práticas de gestão e inovação nos pequenos negócios, é realizado pelo Sebrae, MBC e Gerdau, com apoio técnico da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ).

FOTO: Charles Damasceno / Agência Sebrae

Por: Agência SEBRAE

Fonte: http://www.dcomercio.com.br/categoria/gestao/na_crise_reforce_a_gestao_da_empresa_com_tecnologia